quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Gibraltar

Atracamos em Gibraltar e a hora do desembarque após uma pequena fila logo estamos a caminho da cidade um local pequeno que já foi briga de vários países agora é inglesa e faz fronteira com a Espanha tem o tamanho de 22,5 km² que não tem a minima necessidade de gastar com excursões ou transporte para conhecer.

HISTORIA

Em 711 d.C., Gibraltar foi capturada pelo chefe Mouro conhecido como Tarik Ibn Zeyad e tornou-se conhecida com Gibel Tarik(a montanha de Tarik), de onde deriva-se o nome Gibraltar. Os mouros trouxeram com eles a fé islâmica e, com exceção de alguns breves períodos em que espanhóis ganharam controle da região, Gibraltar permaneceu islâmica por quase 700 anos.

Em 1462, os mouros foram conquistados e isso deu início ao período de domínio espanhol, que conservou-se por 242 anos tempo durante o qual os espanhóis fortificaram o Rochedo e o usaram como base naval.

Durante a Guerra de Sucessão Espanhola, os ingleses e holandeses apoiaram os austríacos e, em 1704, desembarcaram em Gibraltar, assumindo o controle. Em 1713, nove anos depois, sob o tratado de Utrecht, Gibraltar tornou-se colônia inglesa e permanece assim desde então.



Seguimos direto para um dos pontos mais visitados que é o teleférico que leva para ao topo da rocha que da visão para toda a cidade e é a casa de vários macacos que ficam soltos perto de todos, sugiro que não fique muito perto e que não deixa nenhum objeto fácil de tirar assim como óculos, brincos grandes bolsas e etc, pois todos são avisados que eles pegam as coisas e com certeza vai ficar sem o seu pertence sem contar o vexame...rs. Procure chegar cedo pois tem uma fila bem grande e várias modalidades de ingressos, sugiro o básico somente pois não fica muito tempo atracado.













Próximo local sem dúvida é o centro da cidade e ver se tem preços bons nos produtos que você deseja. Você vai achar com facilidade mesmo porque tem uma rua principal que estão todas as lojas e em algumas travessas vai encontrar bares e restaurantes e também no final desta rua tem uma praça que  tem outros lugares para comer e beber. Se tiver calor sente logo em um bar pois as mesas ficam logo cheias.



No caminho vimos uma troca da guarda na Residência do Governador que esta no começo da Main Street a rua principal do comércio.



Realmente os preços de alguns produtos estavam muito mais barato inclusive a parte de perfumes e calçados eletrônicos e equipamentos fotográficos você deve comprar aqui. Com a chegada do cruzeiro algumas lojas fazem desconto de 70%. Atenção a moeda local é Libra só que se não for comprar no cartão de débito ou crédito procure gastar todo o dinheiro la pois caso for a Londres com este dinheiro não será aceito, só conseguimos passar este dinheiro no hotel em Londres e ainda assim com dificuldade.

Geralmente as lojas abrem das 9 as 19 horas diariamente exceto no sábados, quando fecham no inicio da tarde e aos domingos, quando abrem das 10 às 15 horas.



Mais alguns detalhes de Gibraltar, por ser uma península espanhola você encontra muita gente falando espanhol o que é uma dificuldade a menos.

Os locais para visitar são:
  1. A Caverna de São Miguel.
  2. A Toca dos Macacos(Foto).
  3. Castelo Mouro.
  4. Túneis do Grande Cerco.
  5. O Museu de Gibraltar.
  6. Os Jardins Alameda(Foto).
  7. A Residência do Governador na Main Street(Foto).

Nas compras em qualquer local de parada evite comprar bebida pois além de não entrar no navio para consumo ou seja ela fica retida e só é entregue no ultimo dia os preços na loja do navio é muito bom. São feitas diversas promoções no navio inclusive com preços melhores do que visto em todas as nossas paradas em relógios, lembranças e bebidas(sendo que tambem só entregam para você no final do cruzeiro) e muita atenção pois nos ultimos dias são feitas promoções e brindes que valem a pena esperar.

Antes que me esqueça se for caminhar muito nos passeios não leve calçado muito novo e não confortável pois este é um grande problema, além de caminhar geralmente você vai com peso ou volta com peso das compras, como levei muito equipamento para fotografar e filmar o peso é excessivo então o calçado é um dos senão o principal item de preocupação para não estragar o passeio. E para as mulheres que gostam de levar uma mala sugiro uma bolsa pequena, e outra coisa interessante é ter um squezze para levar sua água.

Depois de toda a caminhada encontramos um bar na praça e aproveitamos para experimentar um chopp e logo depois voltamos para o navio.



Agora de volta fomos almoçar e como estava calor os locais para tomar sol estavam cheios então a solução foi descansar e aproveitar para baixar as fotos, vídeos e começar a rascunhar o texto.


Culinária Local


Steak and Kidney Pie - Pastelões de carne e rins.
Shepherd´s Pie - Picadinho de cordeiro com purê de batatas.
Yorkshire Pudding - Uma mistura de massa cozida, servida acompanhada de Roast Beef.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Orlando e Caribe

Nesta viagem vamos aos parques de Orlando e depois o Caribe. Vamos experimentar a Azul que tem um voo direto de Campinas para Orlando. Para ...